Descubra os 2 segredos para conquistar uma comunicação eficiente

Descubra os 2 segredos para conquistar uma comunicação eficiente 

Você já participou de conversas longas que geralmente acabam sem conclusão nenhuma e até mesmo com discussões calorosas?

Gostaria de saber os dois grandes segredos para conquistar uma comunicação eficiente?

O primeiro segredo é saber ouvir.

Isso não está ligado apenas a ficar calado enquanto a outra pessoa fala, quando digo ouvir, quero dizer estar totalmente disposto a encontrar a pessoa dentro do significado que ela expressa, já que vejo que ouvir esta muito distante do literal, isto é, uma palavra terá múltiplos significados dependendo de cada pessoa.

Faça você mesmo um teste: pergunte para seus amigos o que eles entendem quando você disser “Cinema“, eu te garanto que as respostas serão infinitas porque ao ouvir a palavra cinema cada ser humano irá responder de uma maneira: poltrona, shopping, pipoca, lazer, Disney, terror, namoro, refrigerante, noite, passeio, família, etc.

Cada pessoa é um universo de infinitas possibilidades e saber disso nos convida a usar nossa inteligência para fazer uma pergunta enquanto nos comunicamos antes de tirar conclusões precipitadas que levam a desconfortos em nossos relacionamentos: “ O que especificamente você quer dizer com….?”.

saber-ouvir logo

Apenas quando estamos dispostos a ouvir o que o outro quer dizer é que podemos garantir que iremos eliminar os ruídos em nossas conversas. Estar disposto a entender o que o outro quer dizer é uma dádiva chamada de empatia. Apenas após em estar disposto de me colocar no lugar do outro e perceber suas motivações é que fico mais aberto para compreender o sentido e intenção verdadeira por traz de cada frase e, no caso de dúvida a melhor opção é garantir que entendeu. Lembre-se: O outro está sempre fazendo seu melhor e também busca um melhor desfecho para a situação sendo discutida.

 

De acordo com Stephen Covey, o ideal é repetirmos o que a pessoa disse antes de colocarmos o nosso ponto adicional. Esse é outro convite: Repita o que lhe foi dito e comece a perceber o quanto podemos minimizar ruídos em nossa comunicação: “ Deixe me ver se eu entendi o que você disse, você disse que……? “

Apenas a partir dessa pergunta, é que podemos ter certeza que entendemos exatamente o que a pessoa quis dizer. Seria muito simples falar que a outra pessoa não soube se explicar. Entretanto não me faz o mínimo sentido transferir a responsabilidade daquilo que eu entendo para o outro.

Faz sentido transferir a responsabilidade de algo que só você tem controle para outros?

Quanto mais eu garanto que minha compreensão esta ligada ao o que o outro quer dizer, mais efetivo nos comunicamos. Perceba os movimentos faciais e corporais de quem você conversa. Ver, Ouvir e Perceber os sinais comportamentais das pessoas são indícios também de o quanto efetivo ou não o que colocamos esta sendo transmitido. Com essa ferramenta de aferição da comunicação é excelente, compartilhe com os colegas de forma a usa-la de maneira reversa. “ Você poderia repetir o que eu disse para que eu possa garantir que me expressei corretamente?” A responsabilidade sempre é nossa.

 silencio e foco banner

O Segundo segredo pode ser traduzido em 2 palavras: Silêncio e/ou Foco

O Segundo é muito parecido com o primeiro, mas garanto que saber ouvir só será efetivo com o Segundo.

Ao manter o foco, você ira começar a perceber as reações da pessoa que conversamos e assim calibrar o que você diz.

Silêncio está muito relacionado ao foco. Silêncio é conseguir silenciar nossos julgamentos e ruídos internos, já que muitas vezes estamos em uma conversa e quando menos esperamos temos que nos lembrar de onde estamos e trazer o foco de volta para a pessoa a nossa frente, esses julgamentos e devaneios podem ser a condição básica de toda e qualquer dificuldade em nossas comunicações.

Conheça os 2 caminhos que considero essenciais para conquista o silêncio interior

O primeiro caminho é a meditação, e se você gostaria de entender mais sobre como meditar e saber seus benefícios, sugiro que veja meu vídeo: “O presenta da meditação“, onde vai encontrar ainda mais dicas.

Você pode acessar o vídeo clicando aqui.

O segundo caminho é o autoconhecimento, porque quanto mais eu me conheço, mais eu consigo perceber os motivos dos meus julgamentos, devaneios, falta de foco, baixa autoestima, baixa motivação e cansaço.

autoconhecimento-e-meditacao logo

São várias as ferramentas que possamos nos conhecer e assim garantir que estejamos mais presentes em tudo que nós fazemos: coaching, psicologia, terapia, constelações estão entre as principais.

Você também pode gostar de ler: Descubra seu propósito

 

Não importam quais são seus talentos ou carreira, porque o autoconhecimento irá trazer ganhos não apenas para sua comunicação, mas também irá aprimorar sua qualidade de vida como um todo, pois você irá parar de desperdiçar energia e focar naquilo que é o mais importante para você: sua família, seus filhos, seus sonhos e tudo aquilo que genuinamente deseja.

Assim sendo, quando mais eu consigo manter o silencio e o foco, mais aberto eu estarei a entender o que a pessoa diz. Lembro que nada adianta silenciar as palavras se nossa mente não esta presente. Quando mais conhecimento eu tenho sobre mim mesmo e como originam meus pensamentos, mais controle e disciplina eu terei para poder estabelecer conversas harmoniosas e efetivas.

Você pode nesse momento se perguntar porque deve se preocupar e se responsabilizar em manter uma comunicação harmoniosa com seus colegas de trabalho. Minha resposta é simples. Nós sempre seremos lembrados pela maneira que tratamos o próximo. Tem uma frase minha que indica a maneira que eu quero ser lembrado:

Seja firme com seus propósitos e gentil com as pessoas.

Todos nós temos uma capacidade infinita de resolver problemas no trabalho, fazer cálculos, criar planilhas, procedimentos, processos, relatórios e tudo mais que faz parte do trabalho. O grande desafio sempre será em como nos relacionamos com o próximo. O que digo aqui está relacionado não apenas a quanto energia você ira economizar em todos seus relacionamentos mas também a como você será lembrado. Como você gostaria de ser lembrado se saísse do seu trabalho amanha?

Por isso que sou um aficionado por coaching, uma pessoa que busca “apenas” melhorar sua comunicação e aprimorar os relacionamentos no trabalho irá ser recompensada em praticamente todas as áreas de sua vida. Os ganhos são diretos e indiretos e traz resultados impressionantes.

Gostou do artigo? Compartilhe com aquela pessoa que vai gostar desse assunto.