O que são Constelações Familiares

As constelações Familiares são uma dinâmica que acontecem em grupos e também de forma individual criada pelo Alemão Bert hellinger. Bert Hellinger foi missionária, estudou Teologia, Filosofia, psicoterapia, terapia Gestalt, hipnose Ericksonia entre outras.

Constelações familiares são uma das maneiras mais efetivas para trazermos harmonia a todos nossos relacionamentos. Quando falo relacionamentos às possibilidades são infinitas: amorosos, conjugais, extraconjugais, familiares, relacionamentos com nós mesmos, com vizinhos, com dinheiro, com excesso de peso, com pouco peso, com dificuldade financeira, dificuldades com vendas de imóveis, entre outras. Através das constelações familiares, Bert Hellinger trouxe uma possibilidade de um novo olhar para tudo que nos relacionamos. Em outras palavras, as constelações nos dão uma nova maneira para olharmos para nossos desafios com tudo que nos relacionamos com uma nova possibilidade.

Como seria ter a oportunidade única de poder ter uma nova possibilidade de olharmos de uma maneira totalmente nova para nossos incômodos?

Anos passam e nós vamos vivendo entre pequenos incômodos, muitas vezes os incômodos são os mesmos e apenas o cenário e as pessoas mudam. O que as constelações nos ensinam é que a solução é percebemos o que realmente esta por de traz desse incomodo, dessas projeções e de todas as situações que de maneira consciente e inconsciente acabamos fugindo sem resolver o verdadeiro motivo do incomodo. Se fugirmos ou fingimos termos encontrado a solução, logo temos a situação acontecendo novamente.

Existe uma frase no UCEM – Um curso em milagres, que expressa bem tal situação: “ Eu nunca estou chateado pelo motivo que eu penso.” A falta de visão em um nível mais profundo é como se a verdadeira causa raiz estivesse invisível ao nossos olhos. As constelações retiram esse véu e a partir dai, se tivermos coragem, temos uma nova maneira de mudar e transcender o incomodo e situações que sempre se repetem. As constelações propiciam uma mudança libertadora. Algo se transforma dentro de nós: Nosso comportamento em forma de pensamento e ações encontra novas maneiras de responder e assim aprendemos a fazer diferente. Novas ações e novos olhares levam a uma nova realidade.