Síndrome do Final de Domingo

Geralmente temos uma grande satisfação quando estamos na sexta-feira e sabemos que temos o final de semana a nossa frente.

Relacionamos o fato de não termos que trabalhar com um momento de estarmos com pessoas que gostamos, atividades que escolhemos fazer e momentos divertidos.

Durante a semana geralmente temos uma sensação de falta de liberdade, também sentimos que convivemos com pessoas que não temos tantos gostos afins e nos sentimos cansados com as atividades realizadas.

Outra sensação que difere nossos dias da semana e os finais de semana é a sensação de que o tempo de segunda a sexta-feira passa muito mais devagar do que o final de semana.

Geralmente pensamos que poderíamos ter 3 dias de descanso no final de semana e no máximo quatro dias trabalhando e assim poderíamos aproveitar mais a vida.

O fato de termos a sensação de que o final de semana é muito rápido geralmente causa um desconforto muito grande quando ouvimos a música do fantástico que sela o final do domingo e podemos nos sentir que não aproveitamos o domingo tanto assim e que mais uma longa semana começara amanhã.

E qual a diferença entre o Domingo e a segunda-feira?

Porque me sinto energizado para começar o final de semana e cansado para sair da cama na segunda-feira?

A resposta é muito simples e de nossa inteira responsabilidade.

O que irá fazer sua vida durante a semana mais prazerosa é a sua ESCOLHA.

person-1030796_1280

O que diferencia um dia do outro não é sol nem a chuva.

Todo dia traz infinitas possibilidades e todo dia traz novas oportunidades de escolhas.

Enquanto estou nos eventos que conduzo do Miracle choice, compartilho as instruções do jogo e explico que a única coisa real é nossa escolha. Isso mesmo caro leitor, a única coisa que existe em sua vida é a escolha que você tem.

Você é o único responsável por escolher como se sente em cada dia de sua vida e de frente aos eventos que lhe acontecem.

Eu realmente acredito que temos o poder do livre arbítrio para cada segundo de nossa vida.

O livre arbítrio é o poder da escolha.

Como você escolhe se sentir na segunda feira?

Em outras palavras, estou sugerindo uma maneira através de um olhar para nossas escolhas para que possamos ter a sensação real de que todo dia é uma oportunidade para sermos felizes.

E como podemos ser felizes todos os dias?

Treino.

O melhor treino da sua vida.

O treino para que você entre em um estado de paz e que o possa acessar a qualquer momento que deseje.

Se entendermos que nós somos os únicos responsáveis sobre nossas sensações podemos ser também os responsáveis para criar novas sensações.

Nosso sistema interno e principalmente nossa mente operam dentro da nossa zona de conforto.

Nossa mente irá buscar motivos para que você não levante da cama a primeira vez que o despertador tocar.

Se você der ouvidos para essa voz que te diz que é melhor descansar um pouco mais, seu sistema e seu dia irão refletir essa escolha.

Você irá definitivamente estar cansado na segunda feira e seu cansaço só irá passar quando você escolher que o sábado é o dia para você descansar.

Assim sendo, sua semana ira refletir essa realidade e você definitivamente só conseguira descansar no próximo sábado e como consequência mais uma semana vai passar, mais um mês, mais um ano e por ai vai uma vida inteira de repetidas escolhas de que a segunda feira será um dia que não estaremos tão dispostos.

Vou compartilhar agora 3 dicas para que você tome controle de suas sensações e assim possa tornar todos os dias da sua vida mais prazerosos.

person-731331_1280

Dica 1. Acorde de bem com a vida!

Você já sabe o que vai acontecer de amanhã quando o despertador tocar.

Sua mente ira dizer que você está cansado, que não dormiu o suficiente e todos outros padrões mentais que só você sabe quais são.

Mude sua vida no momento que aprender a controlar esses pensamentos.

Escute uma música boa e lembre-se de todas coisas boas que existem na sua vida graças ao seu trabalho.

Talvez já deixar o café da manhã preparado já possa ser tudo que você precisa para trazer um novo fluxo de pensamentos, uma outra opção também pode ser assistir um vídeo motivacional no seu celular.

Essa é minha dica favorita e que a mais uso, visto que eu já pego o celular para desligar o despertador, busco um vídeo no youtube e o assisto.

Além de o vídeo trazer pensamentos positivos, a luz do celular manda mensagens para meu cérebro para eu despertar e sair de um estado sonolento.

Dica 2. Faça uma lista de desejos!

O Grande Stephen Covey autor do best seller “7 hábitos de pessoas eficientes” sugere que façamos uma lista de todas nossas atividades na sexta-feira para que possamos na segunda feira já ter claro o que iremos realizar na semana.

Perceba que usei o termo iremos realizar ao invés do termo “teremos” que realizar.

Esse é mais um exemplo de escolhas de palavras que fazem nossa vida mais leve.

Ter uma lista previamente definida nos trará a clara sensação de realização, sucesso e satisfação, pois conseguimos colocar em prática e escolhemos o que seria de nossa semana.

Lembre-se do Gato do filme da Alice nos pais das maravilhas:

quando não sabemos aonde ir, qualquer caminho serve…

Escolha um caminho que servira um propósito de felicidade e realizações cada dia da sua vida.

kaboompics-com_woman-writing-in-her-notebook

Dica 3. Faça uma lista de conquistas!

Existe uma ferramenta de coaching chamada de diário de bordo. O Diário de bordo nos convida a escrever em duas situações:

  1. Quais os 3 fatos que somos gratos hoje;
  2. Quais as 3 coisas importantes que fizemos no dia.

Você consegue imaginar o poder que sua vida terá se conseguir mencionar motivos que somos gratos e ações importantes que realizamos?

Quanto mais sou grato e mais realizações importantes eu tenho, mais energia eu irei sentir para começar a próxima semana.

Tenho certeza que se acordarmos na próxima segunda de bem com a vida, com nossa lista de desejos em mãos e com uma lista de conquistas, então sua vida fará muito mais sentido, sua semana seu tempo será melhor utilizado e em breve ira facilmente escolher perceber que seu trabalho é sim prazeroso pois através dele você consegue colocar em prática tudo que aprendeu durante sua vida e saber o quão importante e essencial sus atividades são para todos aqueles que são impactados por ele.

Livre-se de seu padrão mental de reclamação e tenha força para colocar em prática a lista de todos seus desejos, porque acredito que seja ser impossível você não ter a sensação de sucesso e satisfação profissional após seguir esses 3 passos.

Abraço,

Luiz Brites

 O que achou do texto?

Você também sofre a Síndrome do Final de Domingo?

Deixe seu relato abaixo nos comentários!